Blog destinado a estudantes e graduados em psicologia com interesse na filosofia da Analise do comportamento do americano BF Skinner. Administrador: Eduardo Alencar

3/16/2009

Estudos sobre autismo em análise do comportamento: aspectos metodológicos




Autores:

Paulo Goulart; Grauben José Alves de Assis
Universidade Federal do Pará


RESUMO

A pesquisa na Análise do Comportamento tem contribuído para a identificação e compreensão das variáveis que afetam o repertório de indivíduos autistas. Este trabalho visou identificar aspectos metodológicos na produção desta área com essa população. A análise dos trabalhos identificou duas linhas distintas, porém complementares, de pesquisa. Uma delas parece buscar a identificação das variáveis que atuam no estabelecimento de controle de estímulos. A outra procura o estabelecimento e manutenção de operantes verbais. Os aspectos metodológicos analisados foram a natureza dos estímulos utilizados, os critérios de escolha dos mesmos, tipos de resposta requerida e tipos de conseqüências disponibilizadas. São discutidos os benefícios de atentar para as demandas metodológicas da pesquisa analítico-comportamental. Discute-se, ainda, o papel dos analistas do comportamento diante da relativa carência de trabalhos sobre o assunto e da necessidade de desenvolvimento de programas de prevenção e de educação de pais e familiares de pessoas portadoras de autismo.


Palavras-chave: Autismo, Análise do comportamento, Controle de estímulos, Comportamento verbal.

6 Comments:

Blogger Artur Fraga said...

Olá. Gostei muito do seu blog sobre behaviorismo radical. Mas como você fez pra colocar external link no título? Eu tenho um blog e só consigo fazer link na parte do texto.

Obrigado

8:48 PM

 
Blogger Artur Fraga said...

Eu mandei um comentário te fazendo uma pergunta e esqueci de me apresentar. Meu nome é Artur e eu estudo psicologia na Unit em Aracaju. Me diga como vc conseguiu fazer link nos títulos das postagens, catacte comigo através desse email: arturfraga@hotmail.com

8:51 PM

 
Blogger Aline Lopes said...

Ola, tudo bem?
Encontrei o seu blog meio que por acaso e me encantei, estou cursando Gestão de Recursos Humanos e pretendo fazer Psicologia em breve, e pude ver que você entende muito sobre essa área, vou estar sempre por aqui de agora em diante, assim poderei esta a par dos acontecimentos e novidades.

Parabéns pelo blog.

Beijoss

2:42 PM

 
Blogger Unknown said...

Oi,

Gosto muito de ler seus comentarios e ver os artigos que posta em seu blog. Parabéns. Sou professora de Psicologia da Leão Sampaio - Juazeiro - Ceara. Caso possa entrar em contato para troca de artigos, ficaria grata.
larissadourado@leaosampaio.edu.br

4:00 PM

 
Blogger Scombatti said...

Bom Dia!!!
Estou fazendo uma pesquisa, busca de material, e li seus artigos,os quais achei interessantíssimos,e resolvi lhe perguntar, é para o desenvolvimento de um portifólio, cujo tema "Por qual motivo o educador precisa conhecer o desenvolvimento Humano?"., se você tiver e puder me mandar algum material, ou links à respeito, agradecerei eternamente.
scombatti_jacke@hotmail.com.
Tenha um bom dia.

8:09 AM

 
Blogger Unknown said...

Olá Eduardo td bem?? sou uma fã nova hehe .. Sou de SC, academica do 10° periodo de Psicologia e precisando de umas dicas sobre Psicologia Organizacional.. achei um artigo seu na rede Psi sobre recursos humanos e testes Psicologicos achei muitoooo bom.. e gostaria de manter contato com vc.. se for possivel me add no msn... e manda email ... preciso ter contato com pessoas mais experientes... heheh bruna_jahn@hotmail.com ... Desde ja agradeço.. Abraços.. Bruninha

5:22 PM

 

Postar um comentário

<< Home